Há aproximadamente 38 anos atrás, surgiu o Drift moderno teve inicio no evento “All Japan Touring Car Championship races”, sendo que a técnica foi desenvolvida pelo motociclista e corredor japonês, Kunimitsu Takahashi, em 1970.
Após bater seu “apex” (o ponto onde o carro está mais perto da curva) em alta velocidade e derrapando na curva, saindo dela, com mais velocidade que o normal, Takahashi ficou famoso e arrematou inúmeros fãs que deram inicio ao drift japonês.
No Brasil, o Drift só começou a ganhar destaque com a popularização do tuning e a chegada de jogos e filmes relacionados, como por exemplo o filme Velozes e Furiosos.
Depois de sua estreia, começaram a ser publicados vários documentários e matérias em jornais e revistas falando sobre essa modalidade técnica de pilotagem com arte.
Para fazer drift é necessário ter um carro FR tração traseira ou AWD tração nas 4 rodas. Os carros utilizados em Drift são consideravelmente leves. No Japão os carros mais usados são os Toyotas: Supra, AE86, Altezza, Soarer; oa Mazdaa: Miata e RX-7, Nissan: Cefiro e Skayline (com tração traseira), Silvia, Fairlady Z, Laurel; Honda S2000; Subaru Impreza (com tração traseira), e Mitsubishi Lancer Evolution (também com tração traseira). Já a competição de drift nos EUA, utiliza versões locais desses carros (tais como Nissan 240SX e o Corolla GT-S de Toyota) e os carros americanos de alta desempenho tais como o Suzuki, Dodge Viper.