Meu Blog transformou escrever um hábito saboroso...eu sei que ultimamente tenho produzido bem pouco...é a falta de tempo e às vezes, de inspiração também. Mas, arrumar coisas legais etc, enfim interagir por este espaço tem se transformado numa tarefa agradável e de todo modo, vou aqui mostrando um pouco do meu jeito de ser e pensar. Não posto imagens de crianças, considero abusiva a exposição infantil por qualquer adulto, lembrando que elas não tem poder de consentimento para serem expostas. Continuo insistindo em selecionar o que for de meu agrado, mas espero que também seja do gosto de quem lê, acompanha o meu Bloguinho. Através do tempo, continuo sintetizando-me assim: insisto em praticar a fidelidade como princípio de vida; não sou doce, não sou submissa do mundo, sou dócil para quem eu amar e me amar também: o que acontece sem uma correspondência total e bionívoca não me atrai...prefiro emoções à matéria; não sou adepta de parcerias de coleiras, não estou em gôndolas, sou extremista e radical nas idéias; não sou deslumbrada nem deliro com impossibilidades, o que tenho me basta e me situa. Acredito no amor, sei que é o melhor presente da vida, por isso respeito quem eu amar, o amor que dou e o que recebo: para mim, submissão é sinônimo de amor sempre. Não invento alegrias falsas, sou naturalmente alegre e simples no meu jeito de viver. Neste mundo, dou-me o direito de curtir a quebradeira de um funk bom e não fico parada no batuque do samba. Uma das coisas que mais me incomoda é a falta de compromisso com tudo na vida, que muitas vezes se encontra por ai. Enfim, eis me aqui, sou assim: eu VIVO!


18 de mar. de 2012

ESPETÁCULOS  DO  UNIVERSO

Ora, dirão, contemplar estrelas no céu, é uma diversão meio ultrapassada! Afinal, diante de tantos recursos tecnológicos que o mundo oferece, tem muita gente que acha esse hábito, sem graça.
....Mas, ultimamente há algo de preocupante no ar, que tira o sossego da humanidade, tão acostumada a sua casa Terra....e muitas, mas muitas pessoas se ligaram nos assuntos do Universo.
E o céu nunca foi tão admirado!
A faixa imaginária do firmamento celeste que inclui as órbitas aparentes da Lua e dos planetas Mercúrio, Marte, Vênus, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno e que chamamos de Zodíaco é dividida pela Astronomia e as partes representam constelações (para os adeptos, na Astrologia, essas divisões representam os signos).
Oa astrônomos da antiguidade imaginaram que as constelações (agrupamentos aparentes de estrelas) formavam figuras de pessoas, animais ou objetos. Em noite propícia, é possível observar de mil a mil e quinhentas estrelas, divididas em constelações, porém não é fácil identificar quais sejam estas.
Uma das constelações conhecidas é a de CÃO MAIOR e nela está situada a VY CANIS MAJORIS (VY CMa), considerada a maior e mais luminosa estrela do Universo, até a presente data.

Os astrônomos Nathan Smith (Universidade da Califórnia, Berkeley), Ken Hinkle (NOAO) e Nils Ride (Observatório Lund, Suécia) estudaram a geometria e a cinemática dos discos circumestelares ativos das estrelas super-gigantes Betelgeuse e VY CANIS MAJORIS e observaram que essas duas estrelas, chamadas de massivas, estão despojando  enormes quantias de massa com o aumento da instabilidade das suas camadas interiores e exteriores e podem explodir como supernovas a qualquer momento. Para eles, entender a natureza dos progenitores das supernovas é essencial para o estudo do colapso do núcleo das supernovas em outras galáxias.
A VY CANIS é uma estrela vermelha hipergigante, dista aproximadamente 5.000 anos-luz da Terra, possui um um diâmetro que varia entre 1.800 e 2.100 raios solares, mas estimativas anteriores calculam que é ainda maior, com um raio de quatorze unidades astronômicas, o que equivale a 3.000 raios solares, porém a estrela  já perdeu cerca de metade da sua massa e o seu fim será, provavelmente, uma explosão de supernova dentro de aproximadamente 3.200 anos.
O primeiro registro que se tem notícias, sobre a VY CANIS apareceu em 7 de março de 1801, no catálogo de estrelas de Jérôme Laland, onde consta que ela é uma estrela de magnitude 7...novos estudos sobre o assunto ocorreram no século 19, quando se revelou que a estrela vem diminuindo desde 1850.
Há estudos que informam que por estar numa galáxia próxima da Terra, a estrela explodindo acarretará risco ao nosso planeta e que a explosão poderá acabar com a Via Láctea, porisso há muitos olhos voltados para o céu, munidos de equipamentos visualizadores de alta tecnologia, para contemplar e admirar essa gigantesca obra da natureza ou para estudá-la um pouco mais.
Sabe-se que seria preciso mais de 7.000.000.000.000.000 (7 × 1015 ou 7 quatrilhões) Terras para preencher o volume de VY CANIS MAJORIS.
Circula na Rede Pública de Computadores, uma projeção da dimensão da VY CANIS MAJORIS, em relação à Terra e ao Sol, que mostra assustadoramente porque ela merece a classificação de estrela hipergigante. Vale a pena conferir abaixo.