Meu Blog transformou escrever um hábito saboroso...eu sei que ultimamente tenho produzido bem pouco...é a falta de tempo e às vezes, de inspiração também. Mas, arrumar coisas legais etc, enfim interagir por este espaço tem se transformado numa tarefa agradável e de todo modo, vou aqui mostrando um pouco do meu jeito de ser e pensar. Não posto imagens de crianças, considero abusiva a exposição infantil por qualquer adulto, lembrando que elas não tem poder de consentimento para serem expostas. Continuo insistindo em selecionar o que for de meu agrado, mas espero que também seja do gosto de quem lê, acompanha o meu Bloguinho. Através do tempo, continuo sintetizando-me assim: insisto em praticar a fidelidade como princípio de vida; não sou doce, não sou submissa do mundo, sou dócil para quem eu amar e me amar também: o que acontece sem uma correspondência total e bionívoca não me atrai...prefiro emoções à matéria; não sou adepta de parcerias de coleiras, não estou em gôndolas, sou extremista e radical nas idéias; não sou deslumbrada nem deliro com impossibilidades, o que tenho me basta e me situa. Acredito no amor, sei que é o melhor presente da vida, por isso respeito quem eu amar, o amor que dou e o que recebo: para mim, submissão é sinônimo de amor sempre. Não invento alegrias falsas, sou naturalmente alegre e simples no meu jeito de viver. Neste mundo, dou-me o direito de curtir a quebradeira de um funk bom e não fico parada no batuque do samba. Uma das coisas que mais me incomoda é a falta de compromisso com tudo na vida, que muitas vezes se encontra por ai. Enfim, eis me aqui, sou assim: eu VIVO!


3 de nov. de 2009

O CASTELO DE PRAGA

Pražský hrad está localizado em Praga, capital e maior cidade da República Checa e encontra-se na Colina Hradcany, local onde foi fundada a cidade, que domina a capital na margem esquerda (oriental) de Vltava.
O Pražský hrad ou Castelo de Praga é uma das construções mais importantes da cidade, fundada no século IX e atualmente serve como a residência presidencial, ocupa uma área superior a 72,5 mil m² e em seu interior encontra-se a Catedral de S. Vito, a Torre da Pólvora e de Dalibor, o Palácio Real do Castelo de Praga e o Lobkowicz, o Convento de São Jorge e a Viela Dourada, sendo considerado, conforme o Guiness World Records Book, o maior castelo do mundo.
Antigamente, era uma fortificação que dominava a região, habitado pelos reis da Boêmia e por alguns presidentes de república, a partir de 1918; local de onde se permitia controlar todas as embarcações que passavam pelo rio.
Em seu início era uma simples estrutura de madeira, barro e pedras rodeada por um fosso, e com o tempo, foi ampliada, assim como os habitantes a sua volta.
A Família Premyslid está totalmente ligada a do castelo: uma princesa, Libuse, da tribo Cech, no monte Vysehrad se casou com o lavrador e lenhador Premysl e fundou a dinastia dos Premyslidas, a qual durante séculos esteve à frente dos eventos relacionados à história do castelo e da própria cidade de Praga.
O castelo da influente Família Premyslid era o núcleo da região, agregando governantes e religiosos.

Em 932 DC, um dos nomes mais importantes na história do castelo é o do Príncipa Boleslav II, que ao subir ao trono, herdou um império poderoso da Europa central, que incluía a Boemia, Moravia, Silésia, Polônia e a Eslováquia; estes mesmos territórios, continuam existindo, mas diversos tiveram seus nomes mudados ao longo dos séculos, devido às inúmeras guerras e tratados políticos.

Com o casamento da Princesa da Boemia, Doubravka Boleslav e o Prícipe Mesek I, a Casa de Premyslidas ficou ainda mais forte, o que levou seu domínio a ter grande poderio, e transformou Praga numa das cidades mais influentes da Europa. Nesta época, o castelo já cobria uma área de seis hectares, totalmente cercada por muralhas e guarnecida por torres em intervalos regulares.
Hoje em dia, a visão do castelo de Praga é um pouco diferente do aspecto que tradicionalmente encontramos em outros castelos e o conjunto da construção é dominado pelas imensas torres da Catedral de S. Vito, que elevam-se também sobre os outros prédios da cidade.

O castelo de Praga, hoje, na verdade uma pequena cidade, tem vários pontos abertos à visitação. O núcleo inicial do castelo é uma visita muito interessante, pois na verdade é formado por três castelos independentes, sobrepostos. Cada camada foi construída numa época diferente. Infelizmente não resta muito das camadas mais antigas, mas ainda assim, o que pode ser visto ilustra bem a história e o estilo de sua época.
No conjunto de prédios que formam o castelo está situado também o gabinete do presidente da república Tcheca, em local não aberto à visitação pública.