Meu Blog transformou escrever um hábito saboroso...eu sei que ultimamente tenho produzido bem pouco...é a falta de tempo e às vezes, de inspiração também. Mas, arrumar coisas legais etc, enfim interagir por este espaço tem se transformado numa tarefa agradável e de todo modo, vou aqui mostrando um pouco do meu jeito de ser e pensar. Não posto imagens de crianças, considero abusiva a exposição infantil por qualquer adulto, lembrando que elas não tem poder de consentimento para serem expostas. Continuo insistindo em selecionar o que for de meu agrado, mas espero que também seja do gosto de quem lê, acompanha o meu Bloguinho. Através do tempo, continuo sintetizando-me assim: insisto em praticar a fidelidade como princípio de vida; não sou doce, não sou submissa do mundo, sou dócil para quem eu amar e me amar também: o que acontece sem uma correspondência total e bionívoca não me atrai...prefiro emoções à matéria; não sou adepta de parcerias de coleiras, não estou em gôndolas, sou extremista e radical nas idéias; não sou deslumbrada nem deliro com impossibilidades, o que tenho me basta e me situa. Acredito no amor, sei que é o melhor presente da vida, por isso respeito quem eu amar, o amor que dou e o que recebo: para mim, submissão é sinônimo de amor sempre. Não invento alegrias falsas, sou naturalmente alegre e simples no meu jeito de viver. Neste mundo, dou-me o direito de curtir a quebradeira de um funk bom e não fico parada no batuque do samba. Uma das coisas que mais me incomoda é a falta de compromisso com tudo na vida, que muitas vezes se encontra por ai. Enfim, eis me aqui, sou assim: eu VIVO!


8 de abr. de 2012

OS MISTÉRIOS DA ILHA DE PÁSCOA


Esta ilha, de origem vulcânica, é considerada uma das mais isoladas do mundo, situa-se no Oceano Pacífico, a cerca de 3.760 quilômetros ao Oeste da costa da América do Sul, pertence ao Chile, tem superfície de 162 km²,  e estimados 3.000 habitantes; é tida como um dos grandes monumentos da humanidade, importante pelas descobertas arqueológicas que proporcionou, além de constituir a única prova da existência de um sistema de escrita genuíno e antiquíssimo na Polinésia.


Quem a visita se encanta pela energia, pelas dúvidas sobre sua existência e também ao avistar os seus moais, gigantescas estatuas de pedra.


A Ilha é também conhecida como Rapa Nui (existe um filme sobre o assunto, com esse nome), Ilha dos Gigantes de Pedra ou "umbigo do mundo", possui entre outros mistérios 3 vulcões principais: o Poike, a leste, com cerca de 3 milhões de anos; o Rano Kau, a sudeste, com aproximadamente 1 milhão de anos e o Maunga Terevaka, a norte, cuja erupção há 300 mil anos formou a ilha, juntando os dois cones mais antigo, dando-lhe o formato triangular, atual.


O termo "moai" é utilizado pelos estudiosos para designar as gigantescas estátuas, distribuídas nas encostas da Ilha, construídas por volta de 1300 d.C., que atingem até 12 metros de altura e pesam várias toneladas, sendo que até hoje existe mistério sobre a construção delas, pois ninguém sabe afirmar, ao certo, como essas estátuas  (figuras representando humanos) foram erguidas e transportadas.

 



Os monumentos de orelhas e membros alongados, segundo  algumas pessoas , têm grande poder astronômico, pois estudos, comprovou-se que elas não olham ao horizonte e sim para as fases da Lua e, de acordo com muitos dos mestiços, moradores da Ilha, as estátuas têm um poder ancestral muito grande e que podem ser a representação de possíveis visitantes extraterrenos, os quais deixaram traços de sua presença na Terra, em forma dos moais.